Vaso Governador (Du Mai)

As áreas do corpo influenciadas por esse Vaso são o ânus, genitália externa, região dorsal, coluna, região posterior do pescoço e cabeça. Ele origina-se nos rins, desce ao períneo e emerge em Ren1, chega em Du1 e sobe ao longo da coluna para a cabeça até o lábio superior.

O trajeto desse vaso é iniciado dentro da região inferior do abdome, entre os rins, indo para o útero e osso púbico. Nas mulheres flui ao redor da vagina e passa pelo períneo, nos homens flui ao redor do pênis e vai para o períneo. A partir desse ponto passa pelas nádegas e se conecta com Rim e Bexiga nas coxas, subindo para a coluna. Alcança Du16 e entra no cérebro. Sobe ao vértice e desce ao longo da testa e do nariz, para terminar em Du28.

Conhecido como " Mar dos Canais Yang", exerce influência sobre todos os canais dessa natureza, fortalecendo coluna e Yang do Rim. Por nutrir Medula e Cérebro pode ser utlizado para tratar depressão, ansiedade e a memória. Participa do processo ginecológico já que o Yang cresce e decresce no período menstrual.

Por ser o Governador de todo o Yang do corpo, o principal ponto para o Yang do Rim é o Du4 que pode ser estimulado com o uso de moxa, associado a isso é interessante fazer a abertura do canal e se o paciente apresentar padrões combinados com presença de calor não é indicado a utilização da moxa.

Para fotalecer a região dorsal quando há dores na coluna principalmente por deficiência de Rim,  Vaso pode ser utlizado. associada a sua abertura, o ponto B26 bilateral auxilia no tratamento. Lembrando que nas mulheres o ponto de abertura é do lado direito e nos homens o lado esquerdo. Para nutrir a medula e o cérebro, os pontos Du20 e Du16 podem ser utilizados após fazer a abertura do Vaso.

Para fortalecer a mente (Shen), o Du Mai nutre Coração, Rim e Cérebro, dessa forma pode ser resolvida a depressão por exemplo. Moxa no Du14 tonifica o Yang do Rim e do Coração, trazendo a tona a força de vontade. No caso da depressão, após a abertura do Vaso podem ser utilizados o Du24 que acalma a mente e estimula a memória, Du20 eleva o humor, estimula a memória e abre os orifícios da mente, Du14 eleva o humor, tonifica o coração e estimula a ascendência do Qi puro. Para expelir vento exterior Du16 pode ser utilizado, P7, IG4 e TA5 também tem esse papel e pode ser pontuado após a abertura do Vaso. Para vento interior, Du16 e Du20.

Em ginecologia, Vaso Governador representa o Yang do Rim no ciclo menstrual.Para tratar problemas ginecológicos, P7 e R6 são combinados ao Vaso. Alem disso podem ser utilizados Ren7,6,5,4, e 3.

A fim de tonificar o Yang do Coração, Du14 com moxa, Du20 e B23 podem ser utilizados, lembrando que após a abertura do Vaso. Para o sistema genital masculina, tem a função de proporcionar o calor e energia que mantêm a função da ereção, problemas relacionados a isso podem ser tratados com Ren4 e B23.

Falando um pouco sobre os pontos do Vaso Governador, o Du1 é o ponto Luo e regula Du Mai e Ren Mai, resolve umidade, regula os orifícios inferiores, acalma a mente e abre seus orifícios, extingue vento interior; Du2 extingue vento interior e fortalece a parte inferior das costas; Du3 fortalece a parte inferior das costas e pernas, tonifica o Yang; Du4 tonifica o Yang do Rim e aquece a Porta da Vida, tonifica o Qi Original, expele frio, fortalece VG e a parte inferior das costas, beneficia a essência, desobstrui a mente, desobstrui o calor, extingue vento interior; Du8 extingue vento interior e relaxa os tendões; Du9 regula Fígado e Vesícula Biliar, resolve Umidade-Calor, abre tórax e diafragma; Du11 fortalece o Coração e acalma a mente, clareia o calor e extingue vento interior; Du12 desobstrui calor do Pulmão, extingue vento interor, acalma a mente e abre seus orifícios, tonifica Qi do Pulmão; Du13 regula o Yang Menor.

Du14 é o Ponto de encontro do VG com todos os canais Yang e é um ponto Mar do Qi, ele clareia o calor, liberta exterior e extingue vento externo, regula Qi Nutritivo e Defensivo, extingue vento interior, desobstrui a mente e tonifica o Yang. Du15 é um ponto do Yang Wei Mai e é Mar do Qi, ele extingue vento interior, beneficia língua e estimula fala, desobstrui a mente. Du16 é um ponto do Yang Wei Mai, ponto Mar da Medula, Ponto Janela do Céu, Fantasma de Sun Si Miao, ponto do sistema ocular; ele extingue vento interior, expele vento exterior, nutre medula e beneficia o cérebro, acalma e abre os orifícios da mente.

Du17 é um ponto de encontro dos canais do VG e Bexiga, extingue vento interior, beneficia os olhos, beneficia cérebro, acalma e abre os orifícios da mente. Du20 é o ponto de encontro do VG com os canais da bexiga, vesícula biliar, triplo aquecedor e fígado, além de ser Mar da Medula; ele extingue vento interior, subjuga o Yang do Fígado, ascende Yang, beneficia cérebro e órgãos do sentido, eleva mente e promove ressuscitação.

 

 

segunda 18 julho 2011 09:16 , em Livro: Canais de Acupuntura de Giovanni Maciocia



Nenhum comentário Vaso Governador (Du Mai)



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.197.45.100) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para mtc

Precisa estar conectado para adicionar mtc para os seus amigos

 
Criar um blog